Português pluricêntrico ou global? – a comunicação externa das PME portuguesas além-fronteiras

Activity: OtherTypes of Public engagement and outreach - Public lecture/debate/seminar

Description

O objetivo deste estudo é aferir a conceção de português para a internacionalização de portuguesas e brasileiras. Para a persecução de tal desiderato, analisaram-se diferentes formatos de comunicação externa digital de PME portuguesas internacionalizadas no Brasil e de PME brasileiras com internacionalização em Portugal.
Uma primeira análise dos resultados evidencia que o mercado de exportação não parece revelar uma grande preocupação com a inteligibilidade plena entre as variantes brasileira e europeia, sendo mais recorrentes os casos em que há recurso exclusivo a uma das variantes do português para comunicar com outro país de língua oficial portuguesa em que a variante é distinta.
Cremos que, por um lado, estas lacunas poderão ser colmatadas no contexto empresarial através de uma intervenção que incida na valorização da identidade linguístico-cultural dos conteúdos digitais e da produção de guias de boas práticas de comunicação intralinguística e, por outro lado, na formação superior, investindo na qualificação de recursos humanos orientados para resolver questões linguístico-culturais que assegurem a eficaz intermediação linguística na esfera negocial.
Period20 Nov 2018
Event titleI Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas: LUSOCONF2018
Event typeConference
LocationBragança, Portugal
Degree of RecognitionInternational

Keywords

  • língua materna
  • português global
  • língua pluricêntrica