Português para Fins Específicos: um investimento no desenvolvimento de competências plurilingues no mundo globalizado I Portuguese for Specific Purposes: an investment in the development of plurilingual competences in the globalised world

Activity: Talk or presentationOral presentation

Description

O interesse pelas questões do multilinguismo e da educação plurilingue tem impulsionado novas abordagens e métodos de ensino-aprendizagem veiculados por documentos orientadores e projetos no contexto das mais recentes Políticas Linguísticas.
A diversidade linguística e cultural é um dos maiores obstáculos à integração dos indivíduos na sociedade e no seu ambiente de estudo e de trabalho. Os constrangimentos em termos comunicativos e de entendimento da legislação podem ter um impacto negativo sobre o investimento económico num país estrangeiro, comprovando-se a importância da contemplação das questões culturais nas práticas empresariais como motor para o sucesso das relações entre países. Por conseguinte, a inclusão do Português para Fins Específicos no ensino de língua vem responder às necessidades concretas de estudantes e profissionais estrangeiros.
Relativamente à representatividade da língua para fins específicos e académicos nas publicações especializadas, o português encontra-se pouco presente nas publicações destinadas ao ensino superior, sobretudo, nas obras dirigidas ao público estrangeiro, aspeto já visível nos documentos orientadores para o ensino de línguas estrangeiras, cujas abordagens se direcionam para a língua corrente. Os documentos de referência em português seguem semelhante tendência. Também as publicações resultantes dos trabalhos de investigação em linguística se orientam, essencialmente, para questões do ensino-aprendizagem da língua corrente, dos desvios linguísticos e da produção de materiais didáticos.
Neste sentido, os documentos orientadores para o ensino de línguas deverão dar maior relevância à língua para fins específicos, valorizando o desenvolvimento de competências plurilingues entre aprendentes estrangeiros, sendo necessário investir na criação de materiais neste domínio.
Esta investigação insere-se no projeto «Terminologia e Ensino de Língua para Fins Específicos», passando pela análise dos documentos de referência para o ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras e, especificamente, do Português Língua Não Materna, a fim de identificar as necessidades a suprir face aos desafios enfrentados por estudantes e profissionais estrangeiros residentes em Portugal.
Period24 Oct 201728 Oct 2017
Event titleVI Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa
Event typeConference
LocationSantarém, Portugal

Keywords

  • Português para Fins Específicos
  • Documentos orientadores de Português Língua Estrangeira
  • Terminologia e ensino de línguas
  • Competências plurilingues
  • Políticas linguísticas
  • Portuguese for specific purposes
  • Guiding documents for Portuguese as a Foreign Language
  • Terminology and language teaching
  • Multilingual skills
  • Language policies