One Health e Antropologia Biológica: Uma perspetiva pós-fenomenológica sobre a co-constituição Humano-Ambiente

Activity: Talk or presentationOral presentation

Description

Nos últimos anos, a abordagem pós-fenomenológica tem destacado os efeitos recursivos das realizações humanas no devir humano. Esta perspetiva sublinha a primazia ontológica do envolvimento material na co-constituição do género humano e dos ambientes que o rodeiam, contestando a validade epistemológica da separação entre humanos e outros domínios biológicos e materiais.
A consciência desta co-constituição esteve na origem do conceito One Health, criado pela Wildlife Conservation Society, que propõe uma abordagem interdisciplinar e intersectorial para prevenir doenças infeciosas e manter a integridade dos ecossistemas. Este conceito foi formalizado no quadro estratégico “Contributing to One World, One Health”, que visa reduzir a propagação de doenças no interface animal-humano-ambiente e mobiliza as principais organizações internacionais neste esforço.
A partir da abordagem pós-fenomenológica de Don Ihde e Lambros Malafouris, esta comunicação propõe-se realizar uma leitura crítica dos doze princípios que sustentam o quadro estratégico One Health. O objetivo é avaliar as implicações destes princípios para a antropologia biológica e explorar como esta pode contribuir para a coprodução de soluções adaptativas e antecipatórias que mitiguem a desintegração dos ecossistemas e reduzam o risco de crises epidémicas.
Period14 Jul 202518 Jul 2025
Event titleIX Congresso APA: Itinerâncias
Event typeConference
Conference number9
LocationViana do Castelo, PortugalShow on map
Degree of RecognitionInternational

Keywords

  • One Health
  • interdisciplinaridade
  • antropologia biológica