“Ocupado para uma real festa. As festividades em torno dos matrimónios régios de 1785 oferecidas pelo embaixador extraordinário o VI conde de Fernán-Núñez no Palácio da Inquisição de Lisboa”

Activity: Talk or presentationOral presentation

Description

Oficializados os duplos contratos matrimoniais dos infantes das casas reais de Portugal e Espanha, primeiro o de D. Mariana Victória de Bragança e D. Gabriel de Bourbon, em Abril de 1785, e depois o de D. João de Bragança e D. Carlota Joaquina de Bourbon, em Junho seguinte, seguir-se-iam as festividades oficiais organizadas em momentos distintos pelos respetivos embaixadores com o intuito de assinalar as novas alianças políticas estabelecidas entre os reinos ibéricos.
As comemorações promovidas pela Coroa espanhola junto da Corte portuguesa, na cidade de Lisboa, foram confiadas ao diplomata extraordinário, o VI conde de Fernán Núñez, D. Carlos José Gutiérrez de los Ríos y Rohan-Chabot. Perante as inconveniências físicas e materiais da residência disponibilizada pela XIII duquesa de Alba no Bairro da Boa Morte – a atual freguesia da Lapa –, o embaixador espanhol obteve as devidas autorizações para ocupar temporariamente as dependências residenciais devolutas do inquisidor-geral no Palácio da Inquisição de Lisboa, ao Rossio.
O programa artístico delineado pelo conde de Fernon Núñez contemplou a construção de dois monumentos efémeros, uma colossal fachada arquitetónica colocada justaposta ao Palácio da Inquisição e um arco triunfal erguido no centro do Rossio, e a ornamentação de todos os espaços interiores do edifício palaciano onde decorreram os principais eventos festivos, o átrio principal para a recepção, as câmaras para as refeições ou o salão para os bailes.
As principais linhas de investigação a apresentar centrar-se-ão na contextualização das festividades celebrativas promovidas pelo embaixador extraordinário espanhol no âmbito dos duplos enlaces matrimoniais reais, com o intuito de identificar as dependências ocupadas, enumerar os eventos festivos nelas realizados e caracterizar os elementos decorativos utilizados em cada uma das respetivas câmaras residenciais do Palácio da Inquisição de Lisboa.
Period15 Nov 2021
Event titleIII Congreso Internacional Palacios en alquiler:

: Patrimonio inmobiliario en la Lisboa del siglo XVIII
Event typeConference
LocationMadrid, Spain