“O que tem para dizer?”: estudo dos comentários em gramática, texto e discurso

Activity: Talk or presentationOral presentation

Description

Sessão Coordenada

Os trabalhos que compõem a sessão coordenada «"O que tem para dizer?": estudo dos comentários em gramática, texto e discurso» incidem sobre comentários que circulam em diversos contextos (televisivo, jornalístico, digital, entre outros) com vista à descrição de algumas características linguístico-discursivas que enformam as práticas de comentário. Serão, assim, apresentadas 4 comunicações que têm por base teórica e metodológica o Interacionismo Sociodiscursivo, a Teoria das Operações Predicativas e Enunciativas, a Didática dos Géneros, a Análise do Discurso francesa e a Sociolinguística, numa lógica de conciliação e enriquecimento das áreas cujo trabalho incide sobre textos e discursos.
Face ao exposto, o objetivo do presente trabalho é triplo: 1) apresentar alguns resultados da investigação desenvolvida no grupo [...] relativos ao estudo dos comentários; 2) identificar e descrever traços linguísticos, textuais, discursivos e de género que caracterizam os comentários; 3) contribuir para uma compreensão do papel do(s) comentário(s) nas esferas mediática, cultural e cívica.
A primeira comunicação, com enfoque didático, visa evidenciar o potencial dos comentários para o desenvolvimento de competências de cidadania e de reflexão crítica. Assumindo o género textual como ferramenta para o ensino de língua, e no caso em apreço ensino da disciplina de Português, realizar-se-á a apresentação e a discussão de dois percursos didáticos de comentários, articulando géneros literários e géneros não literários.
Partindo da análise de dois comentários televisivos (SIC e TVI), a segunda comunicação tem como objetivo o estudo do agir linguístico e profissional dos comentadores. Para tal, a análise incidirá nas formas e construções linguísticas relativas à descrição das coordenadas
enunciativas e das operações predicativas, em articulação com a organização discursiva, em particular os tipos discursivos.
A terceira comunicação diz respeito à construção do humor em redes sociais, em particular em vídeos produzidos por lusodescendentes abordando a temática da identidade e da língua portuguesa. Verificar-se-á que o humor, através de diversas configurações discursivas,
se pode revestir de um carácter controverso, polémico e conflituoso, manifestando uma determinada conceção do mundo.
A quarta e última comunicação pretende dar conta do fenómeno de intensificação em comentários em linha. A análise das configurações linguístico-textuais da intensificação em comentários evidenciará uma inter-relação entre o social e o linguístico, na assunção de que a
atividade da linguagem determina a construção, múltipla nas suas formas, da intensificação e, concomitantemente, a intensificação, como fenómeno linguístico-textual, se revela essencial na textualização dos comentários.
Period20 Nov 2021
Event title7th International Conference on Grammar & Text
Event typeConference
LocationPortugal
Degree of RecognitionInternational