“O presidente é o fusível de segurança do sistema”. Discurso de comemoração de mandato presidencial e diálogo subsequente. Construção do ethos de proximidade e de autoridade

Activity: Talk or presentationOral presentation

Description

Fiel a uma tradição retórica clássica, o atual Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, baseou o seu discurso oficial, no momento de comemoração de dois anos do seu mandato, num ritmo binário que está em consonância, de resto, com o título do livro “Dois anos depois: júbilo e tragédia”, que lançou no mesmo dia, 9 de março de 2018, no Palácio de Belém, dia que iniciou o terceiro ano de mandato presidencial.
O objetivo principal deste trabalho é analisar a construção da imagem de proximidade e de autoridade do locutor, no discurso oficial proferido neste dia (duração 7 minutos) e nos quase 40 minutos subsequentes de respostas aos jornalistas, numa perspetiva marcadamente pragmático-discursiva. Assim, a análise assenta em pressupostos teóricos do campo da análise do discurso (Charaudeau 2014, 2017; Maingueneau 1999, 2002; Plantin 2011, 2016; Amossy 1999, 2010), nomeadamente da análise do discurso político (Marques 2014, 2016). Em sintonia com Marques (2014) que afirma que os discursos presidenciais permitem descortinar posturas políticas, antever posicionamentos ideológicos e confirmar a construção da autoridade presidencial, consideramos que os discursos em análise evidenciam “o que de bom e de dramático” se passou, mas sobretudo apresentam os cinco desafios que o Presidente elenca para o futuro do país, assumindo-se pessoalmente como “fusível de segurança do sistema”. No diálogo com os jornalistas, o Presidente convoca uma dimensão pessoal, lembrando marcas autobiográficas, das suas vivências profissionais anteriores, que estão na base da construção de um ethos de proximidade e, simultaneamente, de autoridade.
Period12 Jul 2018
Event titleCongresso Internacional Linguagens de Poder
Event typeConference
LocationBraga, Portugal
Degree of RecognitionInternational

Keywords

  • discurso presidencial
  • discurso comemorativo
  • ethos
  • análise pragmático-discursiva