O plano de texto do artigo científico: conteúdos e segmentação

Rosa, R. (Speaker)

Activity: Talk or presentationOral presentation

Description

Inscrevendo-se no âmbito da Linguística do Texto, esta proposta privilegia os pressupostos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) (Bonckart, [1997] 1999), assim como o quadro da Linguística Textual (Adam, 2001). O objetivo é analisar a relação entre conteúdos e segmentação no plano de texto do artigo científico e as suas implicações no ensino do género.
O plano de texto integra um dos instrumentos de análise do ISD, o modelo da arquitetura interna dos textos, é responsável pela organização global do texto e corresponde à “organização de conjunto do conteúdo temático” (Bronckart, [1997] 1999: 120). Inscrevendo-se na componente composicional, segundo a proposta de Adam (2001), o plano de texto corresponde a uma das propriedades centrais dos géneros.
De acordo com Silva (2016: 193), o plano de texto “consiste na distribuição dos conteúdos manifestados e, em suporte escrito, na segmentação formal atestada num texto”.
Para dar conta da relação entre segmentação e conteúdos no plano de texto do género artigo científico, apresentamos uma análise textual descritiva de cunho qualitativo de um corpus constituído por quatro exemplares pertencentes a quatro áreas de investigação. Em termos metodológicos, assumindo o pressuposto de que as propriedades dos textos dependem de fatores extralinguísticos, privilegia-se uma abordagem descendente (Bronckart, [1997] 1999), contemplando, em primeiro lugar, a interação atividades/género e os parâmetros contextuais de produção e circulação dos textos, seguindo-se a identificação das propriedades dos planos de texto.
A partir da análise efetuada, conclui-se que: i) o plano de texto do artigo científico é relativamente flexível, quer nos conteúdos contemplados, quer nos mecanismos de segmentação mobilizados; ii) os conteúdos contemplados, por um lado, são determinados pelos domínios científicos e pelos modos de fazer e divulgar ciência em uso e, por outro, condicionam a segmentação atestada nos textos, refletindo uma maior ou menor convencionalidade do plano de texto e as suas propriedades.
Period16 Jul 2018
Event titleVII Simpósio Internacional de Ensino da Língua Portuguesa
Event typeConference
Degree of RecognitionInternational

Keywords

  • plano de texto
  • segmentação
  • conteúdos
  • artigo científico