O desenvolvimento da competência de escrita na aula de Português Língua Estrangeira em ambiente digital: o feedback construtivo e o follow-up como estratégias l Writing competence development in the Portuguese as a foreign language class in a digital environment: from corrective feedback to constructive feedback and follow-up as strategies

Activity: Talk or presentationOral presentation

Description

Segundo Ferris (2017: 335), “atualmente, é justo dizer que os investigadores da escrita de L2 chegaram a algum consenso de que o feedback corretivo escrito tem o potencial, quando usado corretamente, de desenvolver a consciência dos alunos escritores sobre problemas linguísticos e facilitar a aquisição de uma segunda língua, bem como ajudar os alunos a desenvolver uma escrita eficaz e estratégias de autocorreção”. Tendo como base esta premissa, defende-se o feedback construtivo como estratégia de desenvolvimento da competência de escrita do estudante em substituição do mero feedback corretivo orientado para os défices identificados.
Neste sentido, discutiremos a experiência de ensino do curso de Português Língua Estrangeira de nível A2 (elementar) na Universidade Nova de Lisboa, desde a construção dos materiais à sua aplicação e resultados obtidos através das atividades de produção escrita executadas em ambiente virtual. Este curso de Português Europeu em regime de e-learning encontra-se dividido em módulos, no final dos quais os estudantes realizam assincronamente uma atividade de avaliação das componentes de produção escrita ou oral. Além da tarefa de escrita subordinada à temática do módulo em causa, verificou-se que a produção escrita emergiu como planeamento da tarefa de produção oral a registar em vídeo. Durante a correção dos textos,gia de gestão pedagógica dos erros linguísticos. Este trabalho foi desenvolvido por meio de um follow-up na aula síncrona, mediante atividades de aperfeiçoamento coletivo de excertos dos textos produzidos. Por fim, a análise dos textos permitiu observar a importância exercida pela tecnologia na produção escrita do estudante estrangeiro: as suas vantagens (recurso a tradutores e corretores automáticos, dicionários digitais, conjugadores de verbos) e desafios (a dificuldade em distinguir entre o vocabulário e estruturas das variedades linguísticas do Português Europeu e do Brasil, acompanhadas pela influência da interlíngua (Selinker 1969)).
Period11 Aug 2021
Event titleXIX Congresso Internacional da Associação de Linguística e Filologia da América Latina (ALFAL)
Event typeConference
LocationBolivia, Plurinational State of
Degree of RecognitionInternational

Keywords

  • feedback corretivo
  • feedback construtivo
  • follow-up pedagógico
  • produção escrita
  • português língua estrangeira