O contributo da lexiculturologia para a (prática escolar da) intertextualidade literária – um estudo de caso: Mensagem (Pessoa) e Os Lusíadas (Camões)

Activity: Talk or presentationOral presentation

Description

No quadro da disciplina escolar de português, mormente no ensino secundário nacional, a componente da intertextualidade literária constitui-se como um tópico programático relevante e incontornável. Numa perspetiva escolar, a intertextualidade literária é entendida como a presença num determinado texto literário de um enunciado cujo pleno entendimento supõe a perceção pelo sujeito aprendente de uma relação entre esse mesmo enunciado e o(s) enunciado(s) de um (ou vários) texto(s) literário(s) outro(s) que o precede(m) e/ou sucede(m). A intertextualidade literária mais extensiva e intensivamente considerada no espaço da disciplina escolar de português é a alusão enquanto intertextualização de caráter menos literal e, consequentemente, mais implícito. A deteção num texto literário de alusões intertextuais emerge como um problema específico, cuja dificuldade é particularmente sensível quando os vestígios correspondentes são objeto senão de desconhecimento, pelo menos de complexa e/ou difícil identificação e, consequentemente, de ausência de intrínseca mobilização pelos sujeitos aprendentes. Pelo facto de a alusão intertextual literária assentar de modo relevante nas suas componentes lexicais e culturais, mais do que a justaposição, a associação, a conjugação e/ou a junção, a consubstancialidade dessas duas componentes pode contribuir para conferir à abordagem didática escolar da intertextualidade literária uma sustentabilidade – tanto declarativa como procedural – científica e tecnicamente fundamentada. No quadro da abordagem didática da interculturalidade literária na disciplina de português, a adoção da perspetiva lexiculturológica contribui para o ecletismo metodológico de carácter centrípeto de deteção dos implícitos verboculturais suportados por cadeias de palavras.
Period2 Dec 2021
Event titleJornadas Internacionais de Lexiculturologia: Lexiculturologia – Novas perspetivas e abordagens de investigação, formação e ensino
Event typeConference
LocationPortugal
Degree of RecognitionInternational

Keywords

  • Lexiculturologia
  • Lexicultura
  • Intertextualidade literária
  • Ensino