Música em Theresienstadt

Activity: Talk or presentationInvited talk

Description

Música em Theresienstadt

O campo de Theresienstadt era conhecido pela sua vida cultural relativamente rica, que incluía concertos, palestras e educação clandestina para crianças. O facto de ser governado por uma autogestão judaica, e por ali acolher um grande número de judeus importantes, facilitou o florescimento da vida cultural. Entre estes judeus esteve a escritora, compositora e enfermeira Ilse Weber.
Ilse Weber (11 de janeiro de 1903 - 6 de outubro de 1944), nasceu em Witkowitz perto de Mährisch-Ostrau. Poetisa judia, ela escrevia em alemão, sendo autora de canções e peças de teatro para crianças judias. Em 1928 publicou "Mendel Rosenbusch: Tales for Jewish Children" , o seu livro mais popular . Casou-se com Willi Weber em 1930.
Os Webers chegaram ao campo de concentração de Theresienstadt em fevereiro de 1942. Aqui, Ilse Weber trabalhava como enfermeira noturna na enfermaria infantil do campo, fazendo tudo o que podia pelos jovens pacientes sem a ajuda de medicamentos (que eram proibidos aos prisioneiros judeus). Em alternativa aos medicamentos, ela escrevia poemas e cantava canções para as crianças, fazendo-se acompanhar à guitarra. Escreveu cerca de 60 poemas durante a sua prisão e musicou muitos deles, empregando melodias e imagens enganadoramente simples para descrever o horror do ambiente ao seu redor.
Quando o seu marido foi deportado para Auschwitz em outubro de 1944, Ilse Weber ofereceu-se para se juntar a ele com seu filho Tommy, pois não queria separar a família. Ela e o filho acabariam no entanto por ser mandados para a câmara de gás logo à chegada, junto com os seus outros “filhos de Theresienstadt”.
Esta conferência-recital digirida aos alunos dos 9º anos de História na EAMCN pretendeu dar a conhecer a vida cultural e a música que se fazia neste campo.
Period7 Jun 2023
Held atEscola Artística de Música do Conservatório Nacional, Portugal
Degree of RecognitionLocal

Keywords

  • Theresienstadt
  • Music in Nazi Germany
  • Holocaust
  • Viktor Ullmann
  • Ilse Weber