Lisbon Storytelling: cultural and turistic representations of the city in the media

Silva, D. D. S. (Speaker)

Activity: Talk or presentationOral presentation

Description

Estudos sobre as representações culturais de cidades como destinos turísticos têm-se focado na análise de conteúdos publicitários, no âmbito da construção da cidade como marca, ou na análise de conteúdos jornalísticos nas secções de viagem dos media.
Porém, a construção do imaginário de uma cidade veiculado pelos media não pode ser reduzido àquele veiculado na categoria de viagens, dado que hoje a cobertura de uma cidade como potencial destino turístico ultrapassa as fronteiras desta área, abrangendo todo o jornalismo cultural que está, por sua vez, muito mais relacionado com o serviço, a agenda de eventos e os locais como mote para experiências culturais. Também a perceção dos leitores-consumidores se constrói através da interação com a cidade através dos conteúdos culturais na sua globalidade e não apenas com aqueles sob o chapéu turístico.
Que Lisboa é então representada nos media europeus? Que histórias constroem a história da cidade que vai sendo contada a potenciais turistas? Tendo em conta que, segundo o relatório de 2017 do Instituto Nacional de Estatística, a maior parte dos turistas internacionais continua a vir do Reino Unido, escolhemos uma amostra de conteúdos publicados entre maio de 2017 e maio de 2018 nas secções de cultura e lifestyle dos dois meios de comunicação social britânicos com maior alcance em ambiente digital – The Guardian e The Telegraph – e no website de uma revista especializada em cultura e lifestyle – a Time Out London.
Os resultados preliminares da análise de conteúdo e de uma análise de discurso a um subcorpus mais restrito sugerem que as representações mediáticas da cidade se inserem em três quadros distintos, cada um revelando uma faceta da cidade: Lisboa palco de experiências artísticas distintas; Lisboa, palco de experiências gastronómicas; e Lisboa como cidade de dicotomias culturais, sociais e políticas. Estes conteúdos são potenciados por novos formatos, característicos do ambiente digital, como a multimedialidade, a interactividade e o crowdsourcing.
Period2018
Event titleII Conferência Internacional Tocria - Turismo e Indústrias Criativas
Event typeConference
LocationLisboa, Portugal

Keywords

  • Storytelling
  • Lisbon
  • Cultura
  • Turismo