“Isso não tem piada!”: Humor lusodescendente e respetivos comentários nas redes sociais

Activity: Talk or presentationOral presentation

Description

Comunicação no âmbito da Sessão Coordenada: "O que tem para dizer?”: estudo dos comentários em gramática, texto e discurso"

Na nossa comunicação examinaremos a produção e receção de performances cómicas feitas por lusodescendentes em França, Suíça e Estados-Unidos da América. Mais concretamente, analisaremos os vídeos produzidos no Youtube, Facebook e Instagram das seguintes duplas cómicas: Ro et Cut (França), Nicocapone (Suiça) e The Portuguese Kids (Estados Unidos da América). Esse humor, produzido por lusodescendentes, e que tem muitas vezes como temática a identidade e a língua portuguesas, apresenta igualmente as diferenças geracionais, sociais e culturais entre os pais/avós (portugueses) ou entre casais e amigos (de diferentes nacionalidades). Esse tipo de humor, recente se comparado com outras comunidades migrantes, tem-se desenvolvido principalmente nas redes sociais. O propósito da nossa comunicação será analisar a receção desses mesmos vídeos através dos comentários do público. Veremos que os comentários têm duas posições antagónicas e polarizadas: por um lado, os que apreciam e se identificam com esse tipo de humor, e, por outro lado, os que criticam, por vezes de forma muito violenta, o conteúdo dos vídeos. Veremos que as noções de identidade, língua, migrações e representações são muitas vezes evocadas pelos comentadores. Para além disso, embora o humor se tenha tornado um objeto de estudo cada vez mais comum, raramente é analisado na perspetiva da controvérsia e da polémica. O nosso propósito é, portanto, examinar os comentários (positivos e negativos), sob o ângulo dos estudos desenvolvidos por, entre
outros, Kerbrat-Orecchioni (1980), Maingueneau (1983), Garand (1998) e Amossy (2003). Veremos que a polémica, nos comentários analisados, reveste, muitas vezes, os seguintes aspetos: polarização, oposição, indignação e conflitualidade. Assim, as controvérsias entre interlocutores em torno dos vídeos, visam impor, muitas vezes por meio da agressividade verbal, a sua conceção do mundo.
Period20 Nov 2021
Event title7th International Conference on Grammar & Text
Event typeConference
LocationPortugal
Degree of RecognitionInternational