International Congress ’In thy arms I lost myself’.

Santos, L. (Speaker)

Activity: Participating in or organising an eventParticipation in conference

Description

Apresentação da seguinte comunicação: “Arqueologia do Império Hitita: um estudo sobre os seus vestígios arqueológicos e documentais na Síria setentrional e ocidental”

No período do Bronze Final II (1400-1200 a.C.), o reino do Ḫatti reivindicou a sua posição como uma das grandes potências do Próximo Oriente, estendendo o seu poderio a oeste e este da planície anatólica, assim como pela região setentrional e ocidental da actual Síria. Em meados do século XIV a.C., aquando das campanhas miliares de Šuppiluliuma I (c. 1350 a.C.) o reino de Mitani, o rival do Ḫatti na Mesopotâmia setentrional, conheceu o seu fim, e a sua rede de reinos vassalos sírios – correspondente ao território entre a margem oeste do Eufrates e a costa mediterrânea – terá sido incorporada no Império Hitita. O estudo da presença hitita nesta região, bem como da relação entre o centro de poder do Ḫatti e os seus respectivos reinos vassalos sírios, baseia-se essencialmente na documentação cuneiforme provinda dos arquivos da capital hitita, Boğazköy-Ḫattusa, bem como dos principados sírios de Alalaḫ, Emar e Ugarit. A informação retirada destas fontes desenha-nos o quadro político-militar da altura, reportando igualmente aspectos da esfera administrativa e cultural.
Contudo, esta visão parcial oferece-nos um vislumbre incompleto da presença hitita e das suas repercussões em território sírio; um cenário inconcluso que pode usufruir do auxílio da componente arqueológica. Pretende-se, assim, com esta comunicação, correlacionar as fontes históricas com os achados arqueológicos, de modo a construir um quadro mais completo e complexo da ocupação hitita da Síria,
analisando a natureza do imperialismo hitita nesta
região e as diferentes adaptações ao seu domínio pelos
vários reinos vassalos sírios.
Period9 Oct 2019
Event typeConference
LocationLisboa, Portugal

Keywords

  • Síria setentrional e ocidental
  • século XIV-XII a.C.
  • Império Hitita
  • cultura material
  • tabuinhas cuneiformes