Interação Vocal em Díades Pré-Termo na Condição da Fala vs. Canto Materno: O Emergir da Musicalidade Comunicativa Neonatal.

Carvalho, M. E. S. (Invited speaker), João Justo (Keynote speaker), Maya GRATIER (Keynote speaker), Rodrigues, H. (Keynote speaker)

Activity: Talk or presentationOral presentation

Description

Introdução: O bebé humano nasce com a predisposição inata para apreender as intenções do outro e envolver-se em trocas recíprocas contingentes. Este estudo pretende contribuir para a evidência científica acerca da teoria da musicalidade comunicativa neonatal. Método: realizámos um estudo quantitativo de microanálise acerca da estrutura temporal das interações vocais registadas em vídeo numa amostra de 36 díades pré-termo durante as condições da fala vs. canto. Resultados: observamos uma diminuição de vocalizações dos bebés durante a produção da fala ou do canto materno, comparativamente à condição de ausência da voz materna; As vocalizações dos bebés durante o canto materno emergem simultaneamente às frases musicais do canto enquanto as respostas vocais dos bebés na condição da fala emergem sobretudo nas pausas alternantes do discurso materno. Conclusão: a musicalidade comunicativa neonatal parece ser evidenciada em ambas as condições observadas, embora com características temporárias distintas de simultaneidade na condição do canto e de alternância na condição da fala.
Period13 Jun 2019
Event titleXXVI Congresso Internacional de Psicologia, INFAD
Event typeConference
LocationSalamanca, Spain
Degree of RecognitionInternational

Keywords

  • prematuridade
  • voz materna
  • vocalizações
  • método canguru
  • musicalidade comunicativa