Interação Vocal em Díades Pré-Termo na Condição da Fala vs. Canto Materno: O Emergir da Musicalidade Comunicativa Neonatal.

Carvalho, M. E. S. (Invited speaker), Maya Gratier (Keynote speaker), Rodrigues, H. (Keynote speaker), João Justo (Keynote speaker)

Activity: Talk or presentationInvited talk

Description

Introdução: A literatura científica refere que as vocalizações dos recém-nascidos a termo ocorrem dentro de um curto período de latência, sendo observado um aumento de vocalizações de bebês prematuros após a exposição à fala parental. Objetivo: analisar as características temporais das vocalizações maternas e das vocalizações dos bebês durante as condições da fala materna vs. canto materno. Métodos: Com base nos dados de uma amostra de 36 díades pré-termo, procedemos a microanálises das vocalizações maternas e vocalizações de bebês com recurso ao Programa ELAN. Resultados: O canto materno, quando comparado com a fala materna apresenta características temporais diferentes. Observamos uma diminuição das vocalizações dos bebés prematuros em ambas as condições comparativamente à condição de baseline silencioso sugerindo que o canto materno ou a fala estimulam a atenção dos bebês; o canto materno, comparativamente à condição de fala, induz um aumento das co-vocalizações das díades. A frequência das vocalizações maternas no canto e a variável gênero do bebé sugerem ser bons indicadores das vocalizações dos bebês na condição de canto. Verificou-se que os bebês prematuros reagem vocalmente com um tempo de latência maior na condição de fala do que na condição do canto. Conclusões: Os resultados sugerem a existência de uma sintonização vocal precoce em díades pré-termo, sendo o canto uma condição mais favorável do que a fala para a co-modulação vocal entre mães e bebês.
Period13 Jun 2019
Held atLa Asociación Internacional de Psicología Evolutiva y Educativa de la Infancia, Adolescencia, Mayores y Discapacidad (INFAD), Spain

Keywords

  • prematuridade
  • interação vocal
  • fala materna
  • canto materno
  • musicalidade comunicativa
  • método canguru