III Jornadas «Mundo Hispânico e Portugal»

Branco, I. A. (Organiser)

Activity: Participating in or organising an eventParticipation in conference

Description

As Jornadas de Estudos «Mundo Hispânico e Portugal» pretendem reflectir o trabalho desenvolvido pelos investigadores do Grupo «Cultura, história e pensamento ibéricos e ibero-americanos» do CHAM-Centro de Humanidades, promovendo a troca de conhecimentos e proporcionado um ambiente transdisciplinar entre os membros do grupo e todos os académicos interessados nos estudos sobre estes universos. As jornadas são abertas a todos os interessados.

Programa:

10h15. Sessão de abertura com João Paulo Oliveira e Costa (Director do CHAM-Centro de Humanidades) e Isabel Araújo Branco (Coordenadora do Grupo de Investigação «Cultura, história e pensamento ibéricos e ibero-americanos»).​

10h25. Conferência de abertura: Maria Fernanda de Abreu com Ana Belén Cao Míguez e Pedro Santa Maria Abreu: «O projecto “Q. Theatre -Theatrical Recreations of Don Quixote in Europe”». Apresentação de José Esteves Pereira.

11h-12h30. Visões filosóficas e artísticas. Moderação de Roberta Stumpf.
- Horácio Costa: «Circulação de livros portugueses/sobre Portugal na Cidade do México no séc XVII».
- Júlio Rodrigues da Silva: «A convergência cultural luso-espanhola de 1923 em Marrocos».
- José Mikosz: «Pablo Amaringo: xamanismo e arte visionária».

12h30-14h: Intervalo.

14h/16h: Visões históricas. Moderação de Pedro Cardim.
- Maria da Graça Alves Mateus Ventura: «Para uma biografia de Jorge Fernandes Gramaxo, um negreiro portimonense em Cartagena das Índias no século XVII».
- Marize Helena de Campos: «A Rainha Esther do Maranhão: o judaísmo de Isabel Gomes no nordeste setecentista».
- Mariana Meneses Munoz: «Violencia y resistencia en los testimonios femeninos por Solicitación ante los tribunales inquisitoriales hispanoamericanos (siglos XVI y XVII)».
Period8 Jul 2020
Event typeConference
LocationLisboa, Portugal