HPIP (External organisation)

Pinto, C. A. (Chair)

Activity: MembershipMembership of board

Description

Head of the Executive Committee

Members:Universidade Nova de Lisboa Universidade Técnica de Lisboa / Universidade de Coimbra / Universidade de Évora / Fundação Calouste Gulbenkian, Lisbon

Heritage of Portuguese Influence/ Património de Influência Portuguesa — HPIP — é a evolução natural do projeto Património de Origem Portuguesa no Mundo: arquitetura e urbanismo que, sob a direção de José Mattoso, a Fundação Calouste Gulbenkian desenvolveu entre 2007 e 2012. Teve como objetivo uma publicação em três volumes, mais um de Índices, de uma compilação de informação sobre o tema, composta sob a forma de dicionário de matriz geográfica.
Evolução natural porque a obra impressa tem um preço e uma expressão física que na realidade só a torna acessível ao grande público em bibliotecas, mas também porque face à matéria e ao seu âmbito geográfico tem um enorme potencial de constante atualização. Mesmo com uma vasta e qualificada equipa como a que se reuniu para o efeito, não é possível cobrir a totalidade do planeta em casos e conhecimento já disponível e atualizado. São pois evidentes os dois eixos desejáveis de desenvolvimento do projeto: divulgação mais ampla e reunião integrada de informação dispersa. Uma vez conjugados de forma eficaz, podem gerar um feliz efeito recíproco de bola de neve. Basta que a divulgação estimule a colaboração e vice-versa.
Para atingir tais objetivos o meio ideal é o de um sítio em linha, que se apresente e funcione como portal público interativo da base de dados georeferenciada na qual se concentre e administre toda a informação reunida. Como capital inicial contamos com o conteúdo dos livros, que é, por certo, suficientemente atrativo e estimulante para suscitar a integração do contributo de todos quantos pelo mundo fora tenham algo a acrescentar ou a corrigir, seja através de conteúdos escritos ou gráficos (fotografia, desenhos, iconografia, etc.)
A conjugação de tudo isso produzirá a auto identificação da comunidade herdeira desses bens partilhados em influências várias e mestiçadas. O conhecimento e a sua globalização em ambiente pós-colonial é a base da identificação das comunidades com o(s) seu(s) património(s) e, assim, o catalisador da sua salvaguarda, valorização, uso e desenvolvimento integrados.
A reunião de um acervo com todas estas caraterísticas será por certo também relevante no apoio à comunidade científica, não apenas pela disponibilização de dados, mas pela forma cruzada e integrada como surgem, graças à gestão proporcionada pelo sistema de informação com base geográfica [SIG], pela atualização e integração permanentes de nova informação, pela facilidade de acesso, etc.
Period1 Apr 20202024
Held atHPIP, Portugal
Degree of RecognitionInternational

Keywords

  • Heritage
  • Heritage of Portuguese Origin research