Haverá lugar para o desejo entre a dor e o prazer?

Activity: Talk or presentationOral presentation

Description

Tendo em conta as definições do prazer e da dor, o conjunto dos nossos esforços e das nossas actividades parece inscrever-se num movimento espontâneo consistindo em procurar o prazer evitando a dor, de modo que o sentido geral da vida - o seu dinamismo imanente, por assim dizer, o seu desejo próprio– equivaleria à passagem permanente da satisfação à insatisfação, das formas de sofrimento a modos de fruição, do estados de doença à saúde.
No entanto, as inúmeras figuras de padecimento crónico (indo do desespero ao masoquismo, da angústia à melancolia, da ansiedade à depressão) parecem dar a entender — tal como a crueldade ou o sadismo — que pode haver prazer na dor, seja ela própria ou alheia, de modo que evitá-la ou passar a formas de prazer sem dor não se fazem com a espontaneidade feliz que agora mesmo nos parecia evidente, mas antes por intermédio de um esforço que requer criatividade.
O que explica, assim sendo, que a transformação tenha ou não tenha lugar? O que faz com que nos comprazamos, ou não, naquilo que perpetua a dor ou o sofrimento?
Admitimos nesta apresentação que essa transformação requer um desejo que, sendo próprio ao movimento vital, inscreve, no entanto, o sentido das nossas acções na relação a formas de alteridade e de valoração que permeiam a imanência afectiva, sendo que essa transformação cultural e simbólica, que permite a acção, a representação e a ficção artísticas, nos pode conduzir a passar além da alternativa entre o prazer e a dor (e da eventual mistura de ambos).
Period20 Nov 2022
Event titleSeminário clínico e interdisciplinar luso-brasileiro : O corpo entre dor e prazer
Event typeConference
LocationPorto, PortugalShow on map
Degree of RecognitionInternational

Keywords

  • Pleasure
  • Pain
  • Desire
  • Art
  • Creation, transformation and metamorphosis