Habitar na Alcácer Ceguer portuguesa (Marrocos): análise arqueológica da casa urbana nos séculos XV e XVI

Torres, J. B. (Speaker), Teixeira, A. (Speaker), Abdelatif El-Boudjay (Speaker)

Activity: Talk or presentationOral presentation

Description

A vila de Alcácer Ceguer foi ocupada pelos portugueses entre 1458 e 1550, sucedendo-se a uma ocupação merínida. Depois do abandono pelos portugueses conservou-se como um sítio arqueológico desconhecido, até aos trabalhos basilares da equipa de Charles Redman nas décadas de 1970 e 1980. Estes permitiram caracterizar aquelas duas fases do burgo, pondo a descoberto os principais edifícios e equipamentos públicos, mas também as casas comuns dos seus habitantes.
A presente comunicação pretende reflectir sobre as transformações da arquitectura civil da praça portuguesa de Alcácer Ceguer. Para além da análise das estruturas arquitectónicas remanescentes nos diferentes níveis de ocupação, avaliando diferenças e continuidades ao nível do tipo de construção, os materiais e as técnicas construtivas utilizadas, será simultaneamente feita uma caracterização de cada conjunto espacial em articulação com os espólios detectados. Acrescem ainda os dados da documentação histórica.
Será nesta conjugação que se tentará aferir factores como diferenças socioeconómicas, funcionalidade dos espaços, ou a organização socioprofissional da cidade. Os tópicos da apropriação do tecido residencial urbano preexistente por parte dos portugueses e da articulação com a evolução da arquitectura civil portuguesa nestas centúrias serão necessariamente abordados. Neste sentido, tentamos reconstruir uma parte da história de um território e das vidas dos que nele habitaram entre os séculos XV e XVI.
Period2 Mar 2015
Event titleLos orígenes de la expansión europea. Ceuta 1415
Event typeConference
LocationCeuta, Spain
Degree of RecognitionInternational

Keywords

  • Norte de África
  • Portugal
  • Habitação
  • Quotidiano