Factos, relatos e expressão de emoções no epistolar

  • Seara, I. R. (Speaker)
  • Renata Costa (Speaker)
  • Odília Machado (Speaker)
  • Elizangela Dias (Speaker)

Activity: Talk or presentationOral presentation

Description

Sessão Coordenada

O texto epistolar é o género fragmentário por excelência que etiologicamente conjuga factos e opiniões. Embora as cartas tradicionalmente manuscritas se afigurem cada vez mais raras e estejamos a presenciar outras formas de comunicação interpessoal, sobretudo electrónicas, o interesse por esta forma tradicional de comunicação não deve esmorecer e deve suscitar mais estudos e análises.
Propomo-nos refletir sobre o género epistolar, sobre esta prática secular (ou milenar) de escrita e de interação, evidenciando como esta pode estar ao serviço de várias abordagens que se complementam, perspectivando, assim, a sua relevância para o estudo no âmbito das Ciências da Linguagem, nomeadamente dos estudos em Análise do Discurso, Linguística Textual, Sociolinguística e Pragmática.
A fundamentação teórica que ancora esta reflexão congrega os estudos sobre o género epistolar, nomeadamente os de Haroche-Bouzinac (1995), Adámez Castro (2017), Diaz (2002), Voisin-Atlani (1998), Chartier (1991), Grassi (1998) e Violi (1985), que privilegiaram uma abordagem do género, nas suas dimensões textual e enunciativa, com os estudos retóricodiscursivos, alicerçada nos trabalhos de Altman (1982), Kerbrat-Orecchioni (1998), Adam (1998), Seara (2007, 2008, 2012), e as reflexões filológicas, desenvolvidas por Costa (2018, 2020, 2020), Marquilhas (2009) e Dias (2018).
Situando-se o epistolar na fronteira dos estudos literários, o reconhecimento da importância de alguns teorizadores da literatura, Melançon (1998), Rocha (1985), Anastácio (2005), Parreira da Silva (1998-99) merecem especial atenção.
As quatro comunicações que compõem esta mesa dialogam em pares: duas (...) irão abordar o epistolar amoroso, e as outras duas (...) irão analisar um subgénero do epistolar, pouco desenvolvido nos estudos discursivos, os bilhetes de roda, que correspondem aos bilhetes que acompanhavam os bebés que eram deixados na roda dos expostos para que fossem criados pelas Santas Casas da Misericórdia.
Os objetivos da mesa-redonda são:
•Analisar interações verbais no género epistolar;
•Identificar enunciados emotivos;
•Analisar as estratégias linguísticas que desempenham um papel discursivo emotivo;
•Entender como os sujeitos da interação epistolar mobilizam emoções em seu discurso;
•Categorizar as emoções presentes nos corpora analisados.
Period19 Nov 2021
Event title7th International Conference on Grammar & Text
Event typeConference
LocationPortugal
Degree of RecognitionInternational