Evidências de Época Moderna no castelo de Castelo Branco (Castelo Branco, Portugal)

Boavida, C. (Speaker)

Activity: Talk or presentationOral presentation

Description

Em Fevereiro de 1979, um aluimento de terras na alcáçova de Castelo Branco, junto à Igreja de Santa Maria, provocado por um temporal, expôs diversos vestígios arqueológicos.
Com o objectivo de investigar a história do local, foi organizada uma intervenção arqueológica, entre 1979 e 1984, durante a qual se identificou uma necrópole de fundação medieval. A utilização desta ter-se-à prolongado pelo menos até ao final da Época Moderna, sendo dessa cronologia a maior parte dos materiais encontrados. Foram igualmente colocados à vista os alicerces de estruturas das quais não foi possível aferir a função.
Apesar de não ter sido elaborado o devido registo estratigráfico e dos resultados, do ponto de vista estrutural, terem sido demasiado modestos, foi recolhido numeroso e diversificado espólio. Além das usuais cerâmicas, foram recuperados objectos metálicos, em vidro, osso, azeviche e cabedal, juntamente com numismas, estelas funerárias e restos de fauna mamalógica.
Quase três décadas volvidas, o signatário elaborou dissertação de Mestrado em Arqueologia, cujo principal objectivo foi o estudo do espólio recuperado nessa e noutra pequena intervenção preventiva em 2000.
Period7 Apr 2011
Event titleCongresso Internacional de Arqueologia Moderna : Velhos e Novos Mundos
Event typeConference
LocationLisboa, Portugal
Degree of RecognitionInternational