“Errores que dan enfado…al que los lee.” Algumas considerações em torna da errata de Colóquios dos Simples (Goa, 1563) de Garcia de Orta”,

Teresa Nobre de Carvalho (Speaker)

Activity: Talk or presentationInvited talk

Description

A única obra de cariz científico que hoje se conhece publicada, no século XVI, nos prelos portugueses do Oriente foi Colóquios dos Simples e Drogas e Coisas Medicinais da Índia (Goa, 1563). Da autoria de Garcia de Orta (c. 1500-1568), o volume registou, validou e difundiu os que então se consideravam ser os mais actualizados conhecimentos sobre os recursos naturais da Ásia.
À saída da tipografia, os volumes da edição princeps, atestavam o recurso a matérias primas de grande qualidade. No entanto, o trabalho de edição parecia revelar uma invulgar falta de cuidado. Como escreveu o Conde de Ficalho “os erros abundam, a ortografia e a pontuação são caprichosas, a numeração das páginas irregularíssima, e a leitura torna-se em muitas passagens difícil e obscura”.
A imprecisão gráfica do texto sugere que Orta não acompanhou in loco o processo editorial. Aparentemente, o médico só teve acesso ao volume quando este já estava impresso. Ao rever o exemplar, o autor terá constatado que “os erros de emprensam” eram muitos e que alguns deles poderiam “mudar o ētendimento” do leitor pelo que era “nesseçario” corrigi-los. Para tal, o médico elaborou uma longa errata na qual elencou e corrigiu quase cinco centenas de erros.
Atendendo às variações gráficas verificadas entre exemplares da edição de Goa, é legítimo questionar a utilidade desta errata. Parece estranho que, apesar de provavelmente estar ciente das diferenças gráficas entre volumes, Orta tenha decidido incluir a errata em todos os exemplares comerciados. A decisão do médico sugere, assim, que este anexo teria um significado que ultrapassava a simples reposição da correcta grafia do texto.
Nesta comunicação pretendo confrontar alguns elementos assinalados na errata com as ocorrências que lhe correspondem em diferentes exemplares da edição prínceps e reflectir sobre a razão que poderá ter justificado o investimento do médico na elaboração deste vasto correctório.
Period13 Dec 2018
Held atCentro Científico e Cultural de Macau, Portugal

Keywords

  • Garcia de Orta
  • Ciência
  • Errata
  • Colóquios dos Simples