Entre a hegemonia política e os interesses económicos portugueses: a experiência da emigração subsidiada para o Brasil

Santos, Y. (Speaker)

Activity: Talk or presentationOral presentation

Description

A contenção dos movimentos migratórios internacionais em reação aos efeitos da crise económica de 1929, aliado à política de autarcia económica portuguesa que defendia uma utilização máxima do seu capital humano, provocaram um aumento da tensão social e do desemprego em Portugal durante os anos 1930. A população rural viu-se com maior dificuldade em encontrar na emigração uma alternativa à situação social vivida e agravada com os efeitos da crise. Continuou-se, no entanto, a tentar sair irregularmente e clandestinamente para o Brasil e para França, embora a presença nesses países se tornasse difícil.
A organização de uma emigração familiar e subsidiada para o Brasil a partir de 1936, com procedimentos administrativos e legais distintos da emigração espontânea, constituiu um parêntese na medida em que as políticas emigratórias nacionais procuravam preferencialmente favorecer uma emigração em que o envio das remessas e os laços com o país de origem não fossem interrompidos. Apoiada por ambos os governos – português e brasileiro -, esta emigração teve uma grande adesão da população rural do Norte, por ser vista como uma solução ao desemprego e uma alternativa à emigração irregular em Portugal. Porém, e já em 1938, a contestação da elite portuguesa levou à interrupção das saídas subsidiadas.
Nesta comunicação, pretendo questionar de que forma a crise económica de 1929 afetou as saídas portuguesas e a política de emigração. Para tal, irei analisar os impactos das políticas migratórias restritivas nos anos 1930 e a reação portuguesa perante esta situação, identificar os contornos da emigração subsidiada e evidenciar o seu papel na redução do desemprego em Portugal e enquanto indicador do fracasso do projeto ditatorial de autarcia económica.
Period29 Oct 2019
Event titleCrise de 1929 e Grande Depressão em Portugal: Dinâmicas globais e impactos locais
Event typeConference
LocationLisbon, Portugal
Degree of RecognitionNational