Documentos autênticos no desenho de materiais para cursos de Português Língua Estrangeira em ambiente virtual l Authentic documents in the design of materials for Portuguese as a Foreign Language courses in a virtual environment

Activity: Talk or presentationOral presentation

Description

A emergência da passagem do ensino presencial para o ensino virtual resultou num “novo normal” no paradigma educacional. Além do ensino síncrono, deu-se a necessidade da construção de materiais com recurso às novas tecnologias, de forma a responder mais eficientemente ao trabalho assíncrono a desenvolver pelos estudantes.
Considerando o comprovado sucesso que os documentos autênticos exercem sobre os aprendentes, dado o seu caráter criativo e lúdico, discutiremos, nesta comunicação, diferentes tipos de materiais autênticos utilizados no âmbito de um curso de Português Língua Estrangeira (PLE) de nível A2 (ou nível elementar, segundo os níveis de proficiência do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas - QECR), desenvolvido na Universidade Nova de Lisboa.
Na senda da abordagem comunicativa, o documento orientador QECR (2001: 204) esclarece que os textos escritos ou orais autênticos são “produzidos para fins comunicativos e não para o ensino de língua”, contrariamente aos materiais fabricados. Neste sentido, os textos autênticos podem ser de dois tipos: não modificados ou selecionados, segundo o grau de dificuldade, com a possibilidade de serem parcialmente modificados. A estes podemos acrescentar ainda materiais visuais e audiovisuais.
Construído na plataforma Moodle, o curso de PLE de nível A2 integra todos estes tipos de documentos autênticos. Entre os materiais escritos, destacam-se cartazes, receitas de culinária e instruções de máquinas automáticas, lendas e horários de transportes públicos e locais de interesse. Na categoria de textos audiovisuais, os alunos têm a oportunidade de assistir a vídeos sobre portugueses famosos, turismo e monumentos, gastronomia, literatura e música nacionais, incluindo temáticas da atualidade como a sustentabilidade. Em termos de materiais visuais, as imagens do mapa de Portugal a localizar geograficamente regiões e cidades do país, assim como imagens de bebidas e pratos típicos contribuem para uma compreensão mais eficaz de contextos, promovendo a proximidade entre os aprendentes e a cultura portuguesa. A inclusão de materiais autênticos neste curso de PLE apoia o cumprimento de uma atividade final de produção escrita ou oral acerca da temática trabalhada em cada módulo didático, agindo os materiais autênticos como verdadeiros impulsionadores de tarefas autênticas, associação essa já advogada por Motteram (in Tomlinson 2011).
Period25 May 2021
Event titleIII ENAELL - Encontro Nacional de Estudos Linguísticos e Literários
I ENIPEL - Encontro Internacional de Pesquisas em Letras
Event typeConference
LocationBrazil
Degree of RecognitionInternational

Keywords

  • documentos autênticos
  • materiais didáticos
  • Português Língua Estrangeira
  • ensino virtual