Description
Vários estudos confirmam o crescente número de estudantes internacionais a frequentar as instituições de ensino superior (IES) portuguesas (Alves, 2015; Gasici 2016; Oliveira e Gomes, 2017; Sá et al., 2021), tendo a presença destes alunos praticamente duplicado na última década. Apesar de estes números haverem sofrido um decréscimo de 10% no último ano por influência da pandemia (Ferreira e Gomes, 2021), sobretudo entre os alunos Erasmus, prevê-se que a situação se reverta a curto prazo.Este perfil de estudantes tem, consequentemente, impacto numa elevada procura por cursos de língua portuguesa para estrangeiros nas IES. Oriundos das mais variadas áreas de conhecimento, as necessidades destes aprendentes extrapolam o ensino de português para fins gerais, afirmando-se o estudo das línguas para fins específicos (LFE) como garantia do seu sucesso académico e inserção no mercado profissional (Duarte Martins, 2020).
Dado o atual panorama, nesta comunicação pretende-se discutir o investimento por parte das IES portuguesas na disponibilização de cursos de LFE e a sua relação com a representatividade das LFE nos documentos orientadores para o ensino de línguas estrangeiras, textos basilares para a descrição e avaliação de competências linguísticas. A partir destes dados, passa-se a refletir sobre o que a ausência de um referencial de LFE representa no contexto das políticas e do ensino de línguas, bem como as suas consequências para o ensino-aprendizagem de LFE, nomeadamente na oferta de cursos de português para fins específicos, da publicação de materiais didáticos e da formação de professores de português língua estrangeira.
Referências:
Alves, E. (2015). Estudantes internacionais no ensino superior português: motivações, expectativas, acolhimento e desempenho. Dissertação de Mestrado. Lisboa: Alto-Comissariado para as Migrações (ACM, I.P.). Disponível em: https://www.om.acm.gov.pt/documents/58428/179891/Tese46_baixa-resol.pdf
Duarte Martins, S. M. (2020). Novas políticas linguísticas e aquisição de competências plurilingues profissionais aplicadas ao ensino de sinofalantes. Diacrítica, 34(3), 26–47. https://doi.org/10.21814/diacritica.512
Ferreira, P. J., Gomes, E. (2021). A internacionalização das universidades portuguesas – Apresentação sobre a evolução dos principais indicadores de internacionalização das universidades portuguesas. Comunicação na Conferência Universities Portugal: Oportunidades da transformação digital na internacionalização do ensino superior, Universidade de Aveiro, 25-26 de novembro.
Gasici, D. (2016). Internacionalização do Ensino Superior em Portugal através dos programas Europeus de Mobilidade. Relatório de estágio. Lisboa: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/29929/1/ulfl236835_tm.pdf.
Oliveira, C. R. e Gomes, N. (2017). Estudantes estrangeiros nos diferentes níveis de ensino. Boletim Estatístico OM, 3. Lisboa: Observatório das Migrações. Disponível em: https://www.om.acm.gov.pt/publicacoes-om/colecao-imigracao-em-numeros/boletins-estatisticos.
Sá, C. et al. (2021). Estudantes nacionais e internacionais no acesso ao ensino superior: quem são, que escolhas fazem e como acedem ao mercado de trabalho. Porto: EDULOG - Fundação Belmiro de Azevedo. Disponível em: https://www.edulog.pt/storage/app/uploads/public/61a/52b/c82/61a52bc82dc22884838784.pdf
Period | 1 Apr 2022 |
---|---|
Event title | II Congresso de Português como Língua Estrangeira na Columbia University: Linguística e Estudos Culturais: Interseções no Ensino de Português como Língua Estrangeira |
Event type | Conference |
Conference number | II |
Location | New York, United States, New YorkShow on map |
Degree of Recognition | International |
Keywords
- Português para fins específicos
- Ensino e aprendizagem de línguas
- Instituições de ensino superior