Convento de Santana (Lisboa). Estudo preliminar do espólio da fossa 7

Gomes, R. V. (Speaker), Gomes, M. V. (Speaker), Almeida, M. B. (Speaker), Boavida, C. (Speaker), Dário Neves (Speaker), Kierstin Hamilton (Speaker), Santos, C. (Speaker)

Activity: Talk or presentationOral presentation

Description

O Convento de Santana de Lisboa, cuja construção se iniciou no século XVI, localizava‑se onde actualmente se erguem instalações da Faculdade de Ciências Médicas, da Universidade Nova de Lisboa. As intervenções recentes no local permitiram identificar várias estruturas pristinas, nomeadamente fossas utilizadas como lixeiras, muito ricas em espólio, dando‑se agora a conhecer, preliminarmente, o conteúdo de uma delas. Dali provém cerâmica de mesa, de cozinha ou de armazenamento, tal como objectos ligados ao culto e materiais de
edificação. Este acervo, com cronologia de finais do século XVI e inícios da centúria seguinte, indica a presença de instituição poderosa, onde habitaria elite com elevado estatuto social, capaz de deter e consumir bens de prestígio, alguns de origem exógena e dispendiosos, possuindo gosto requintado.
Period23 Nov 2013
Event titleI Congresso da Associação dos Arqueólogos Portugueses, Associação dos Arqueólogos Portugueses
Event typeConference
Degree of RecognitionNational