Congreso internacional​«Cervantes y los mares, en los 400 años del Persiles»

Barata, E. (Organiser), Branco, I. A. (Organiser), Abreu, M. F. A. (Chair), Moriano, B. (Organiser), Lourenço, M. R. (Organiser)

Activity: Participating in or organising an eventParticipation in conference

Description

Regressado do cativeiro em Argel, Cervantes esteve em Lisboa. Tinha viajado pela Itália meridional, participado na Batalha de Lepanto, vivido em cativeiro no Norte de África e desembarcado em Barcelona no seu regresso à Península Ibérica, que depois veio a atravessar. Das costas mediterrânicas à costa atlântica, na cidade do Tejo. Na sua última obra, Los trabajos de Persiles y Sigismunda, historia setentrional, publicada um ano depois da sua morte, conta dos mares, ilhas e gentes do Norte e das terras e gentes do Sul por onde peregrinam os seus protagonistas depois de desembarcar em Lisboa. Esta é a primeira cidade de um longo percurso que farão até chegar a Roma. Foi há 400 anos e este congresso pretende celebrá-lo e, assim, homenagear livro e autor.

"In memoriam" José María Casasayas,
o quixotesco e saudoso fundador da Asociación de Cervantistas, que, em 2003, dedicou o V CINDAC ao Persiles e, nesse mesmo ano, o realizou em Lisboa.
Period16 Nov 2017 - 18 Nov 2017
Event typeConference
LocationLisboa, Portugal
Degree of RecognitionInternational

Keywords

  • Cervantes
  • Lisboa
  • Los trabajos de Persiles y Sigismunda
  • Mares