Colóquio e exposição "'Poesia 61' e depois..."

Palma, P. D. J. (Organiser)

Activity: Participating in or organising an eventParticipation in workshop, seminar, course

Description

Poesia 61 eclodiu em Faro, com as obras de Gastão Cruz, Casimiro de Brito, Fiama Hasse de Pais Brandão, Maria Teresa Horta e Luiza Neto Jorge, impressas na Tipografia Cácima, sob orientação gráfica do pintor Manuel Baptista.
Este “encontro” de jovens poetas, derivou de outros “encontros” de Faro (caso de Cadernos do Meio Dia), onde nascera e vivera António Ramos Rosa, cujo magistério poético foi decisivo para o grupo.
O Centro de História da Cultura da Universidade Nova de Lisboa, com a colaboração da Biblioteca Municipal de Faro e da ALFA – Associação Livre de Fotógrafos do Algarve, promoverá, a partir do próximo dia 14 de Maio, um conjunto de iniciativas para assinalar os 50 anos daquela publicação.
Destacam-se, para dia 14, a partir das 16h, as conferências Ler Hoje a Poesia 61, pelo poeta Nuno Júdice e Tipografia Cácima: Um acaso ou a herdeira de um percurso de vanguarda?, por Patrícia de Jesus Palma, que decorrerão no auditório da biblioteca, e a abertura da exposição Poesia 61 e depois… na Galeria Arco na Vila Adentro de Faro, que estará patente ao público até 30 de Maio, das 11h às 18h, todos os dias, com entrada livre.
Period14 May 201130 May 2011
Event typeExhibition
LocationFaro, Portugal
Degree of RecognitionNational

Keywords

  • Literatura Portuguesa Contemporânea
  • Poesia 61
  • História da Edição
  • Faro, Algarve