As Muralhas Reais de Ceuta: estudo histórico e arqueológico do processo construtivo (1541-1549)

Teixeira, A. (Speaker), Torres, J. B. (Speaker)

Activity: Talk or presentationOral presentation

Description

Este texto pretende ensaiar uma análise sobre a história por detrás da construção das Muralhas Reais em Ceuta, tendo como ponto de partida um conjunto de documentos manuscritos portugueses pouco explorados pela historiografia.
A informação veiculada pelas fontes históricas será acompanhada de perto pelos dados arqueológicos divulgados pelas recém-terminadas sondagens arqueológicas neste complexo militar, fazendo notar semelhanças e diferenças no que ambos os suportes informativos nos revelam.
Tentar-se-á compreender antes de mais, as principais motivações para uma construção monumental como esta, analisando as figuras que estiveram activamente empenhadas na sua concretização, ao longo de vários anos. Paralelamente, analisar-se-ão as diferentes fases de construção, as mais diversas técnicas e materiais de construção aí utilizados, sem esquecer os protagonistas e todo o elenco que deu corpo a esta enorme acção militar.
Por último, será feita uma abordagem preliminar ao impacto que esta construção exerceu sobre o quotidiano dos que aí viviam, a par de uma análise acerca das alterações drásticas exercidas na paisagem daquele território.
Period2 Oct 2015
Event titleLos orígenes de la expansión europea. Ceuta 1415
Event typeConference
LocationCeuta, Spain
Degree of RecognitionInternational

Keywords

  • North Africa
  • Portugal
  • Fortification
  • Construction