Amuletos e Selos Escaravelhos Egípcios e Egiptizantes

Activity: Talk or presentationInvited talk

Description

CONFERÊNCIA DE ABERTURA
Um diálogo com diferentes tipologias e cronologias de amuletos e selos escaravelhos egípcios e ‘egipcizantes’, com o objetivo de caracterizar um processo dinâmico de interações culturais e os seus desdobramentos a longo-prazo. Apesar de já serem conhecidos e utilizados anteriormente, os amuletos e selos escaravelhos passaram a ser produzidos em larga-escala no Egito a partir do Reino Médio. Como fonte, os escaravelhos oferecem um testemunho importante acerca das relações sociais, culturais, políticas e económicas entre o Egito e o Levante, durante o II Milênio a.C.
De fato, considerando-se a produção de escaravelhos durante a Idade do Bronze Médio, esses amuletos refletem um gradual processo de infiltração de populações cananitas no Delta oriental, dando origem a uma cultura cananita altamente egipcianizada, que viria a governar o Egito como a XV dinastia (II Período Intermediário). Posteriormente, na Idade do Bronze Final (Reino Novo), esses artefactos testemunham uma reformulação da natureza das relações entre o Egito e o Levante, mediante o estabelecimento de um império egípcio, com todo um aparato militar e administrativo em Canaã.
A partir do início da Idade do Ferro, a imensa produção de escaravelhos dentro e fora do Egito tornou esse artefacto onipresente por todo o Mediterrâneo, no I Milênio a.C. Em adição à contínua produção de réplicas levantinas, novas formas de recepção, apropriação e resignificação foram desenvolvidas no Egeu, Itália e Núbia, criando-se tradições glípticas novas.
Period11 Apr 2022
Event titleIV Colóquio de Egiptologia Latino-Americana: IV Conferéncia de Egiptología Latinoamericana
Event typeConference
Conference number4
LocationNatal, Brazil
Degree of RecognitionInternational

Keywords

  • Glyptic
  • Egyptology
  • Bronze Age
  • Iron Age
  • Mediterranean History
  • Scarab Amulets