A noção de padrão discursivo: caracterização diferencial de géneros de texto e perspetivas didáticas

Activity: Talk or presentationOral presentation

Description

Inscrevendo-se no âmbito da Linguística do Texto e privilegiando o Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) (Bronckart, [1997]1999), esta proposta enquadra-se num trabalho de
investigação desenvolvido no âmbito de um Doutoramento no qual se propôs um instrumento de análise de textos e de caracterização diferencial de géneros textuais: o padrão discursivo: ocorrência, articulação e configuração linguística dos tipos discursivos ao nível do plano de texto (Rosa, 2020). No ISD, assume-se que as atividades de linguagem que se materializam em textos são indissociáveis de géneros de texto. Neste sentido, é o conhecimento de diferentes géneros que permite comunicar de forma adequada em diferentes situações comunicativas (Rosa, 2020: 323).
Conforme atestam os principais documentos curriculares de referência para o ensino de Português no Ensino Básico e Secundário, o domínio de diferentes géneros de texto é transversal a todo o percurso de ensino-aprendizagem da disciplina de Português. De acordo com Schneuwly e Dolz (2004), o recurso aos géneros de texto no âmbito do ensino possibilita o domínio do género, bem como o desenvolvimento de competências que ultrapassam o género, promovendo a apropriação das práticas comunicativas em uso em diferentes atividades sociais, constituindo, por isso, como sublinha Coutinho (2014), um “fator facilitador, tanto na perspetiva da produção como na da interpretação.”. Tendo em vista a didatização dos géneros textuais, foram desenvolvidos dois instrumentos de transposição didática: o modelo didático de género (MDG), que constitui um dispositivo teórico de caráter sintético que evidencia as dimensões ensináveis (ou parte delas) de um dado género, e a sequência didática de género (SDG), dispositivo prático constituído por módulos de ensino dedicados às diferentes dimensões do género em causa (Rosa, 2021).
Neste sentido, o objetivo desta comunicação é demonstrar a aplicabilidade do padrão discursivo no âmbito da didática, apresentando modelos didáticos dos géneros texto publicitário e apreciação crítica, sendo o primeiro destinado ao 3.º ciclo do Ensino Básico e o segundo ao Ensino Secundário. Para tal, num primeiro momento, apresenta-se uma análise textual descritiva, de caráter exploratório, de um corpus constituído por oito textos do português europeu, quatro exemplares de cada género. Em termos metodológicos, privilegiando uma análise descendente (Voloshinov, [1929]1977), contemplamos as atividades e os parâmetros do contexto de produção dos textos, seguindo-se a análise do padrão discursivo: plano de texto (configuração, seleção e organização dos conteúdos temáticos) e tipos discursivos (ocorrência, articulação e configuração linguística). Num segundo momento, apresentam- se os modelos didáticos dos géneros, nos quais consideramos duas dimensões – dimensão contextual e social e a dimensão composicional. Na primeira, destacamos os aspetos sociais e situacionais dos géneros passíveis de ser ensinados. Na segunda, consideramos o padrão discursivo.
Period26 Oct 2023
Event titleXXXIX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Event typeConference
LocationPortugalShow on map
Degree of RecognitionNational

Keywords

  • Interacionismo Sociodiscursivo
  • géneros de texto
  • modelo didático
  • padrão discursivo